Skip to content

Lipoaspiração

Lipoaspiração

O QUE É LIPOASPIRAÇÃO?

A lipoaspiração e a lipoescultura são dois grandes recursos da cirurgia plástica no tratamento do contorno corporal. Hoje em dia estes procedimentos são muito seguros, desde que realizados por profissionais capacitados (cirurgiões plásticos) e de acordo com os protocolos de segurança estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Vários fatores contribuem para a má distribuição da gordura corporal. Mesmo em mulheres magras, observamos frequentemente uma tendência ao acúmulo gorduroso na região entre a metade das coxas e a cicatriz umbilical, a chamada gordura ginecóide. Nos homens de maneira análoga existe uma concentração gordurosa na região dos flancos. Nestes casos, a lipoaspiração tem sua indicação máxima, que é a remoção de tecido gorduroso localizado.

Com a idade no corpo feminino, além do depósito de gordura na região dos culotes, flancos e abdome, ocorre a reabsorção deste tipo de tecido, principalmente na região glútea. Esta má distribuição gordurosa transforma os contornos corporais suaves da juventude em um corpo mais “quadrado” e desarmônico. A lipoescultura nos permite nestes casos além da retirada dos acúmulos gordurosos, a enxertia das regiões onde houve reabsorção gordurosa. Com estas manobras, a lipoescultura consegue devolver ou criar os contornos agradáveis e suaves do corpo feminino.

A enxertia de gordura na região glútea além de equilibrar o contorno corporal, permite uma elevação desta região, criando o efeito de “arrebitar o bumbum”, muito solicitado e apreciado pelas pacientes. A gordura utilizada é aquela retirada da própria paciente das áreas lipoaspiradas.

A lipoaspiração de áreas selecionadas no abdome pode auxiliar na criação de sombras, que bem posicionadas, realçam a musculatura abdominal, dando a impressão de um abdome trabalhado.

A lipoaspiração e lipoescultura são procedimentos cirúrgicos realizados com cânulas cirúrgicas específicas, através de poucas e pequenas incisões localizadas preferencialmente em dobras e pregas naturais. Cabe ao seu cirurgião plástico indicar as diversas modalidades de tratamento da gordura corporal, como a lipoaspiração ultrassônica, a lipoaspiração tumescente, a vibrolipoaspiração, etc.

A possibilidade de retirada e transferência de tecido gorduroso permite o remodelamento do contorno corporal com efeitos estéticos muito satisfatórios especialmente quando bem indicados e realizados de maneira correta.

Lipoaspiração
Back to top