O que fazer em caso de queimaduras

Prevenção, Emergência e Cuidados com Cirurgião Plástico

queimadura

 

 

Queimaduras podem deixar muitas sequelas dependendo da condução do caso.

Infelizmente, a maior parte dos hospitais, não somente no Brasil, como em diversos países, não possuem cirurgiões plásticos de plantão no serviço de emergência.

Toda queimadura precisa da intervenção de um cirurgião plástico para tratar das lesões, trazendo alívio ao paciente e minimizando ou evitando a perda de movimentação da região afetada. Além de melhorar a parte estética, dando mais qualidade de vida para a pessoa.

 

O que fazer logo após a queimadura?

Queimaduras não acontecem só por fogo, mas também por químicas ou descarga elétrica.
Se aconteceu uma queimadura por fogo, a orientação é de colocar água para alívio e ir ao hospital. Se a roupa grudar, a queimadura continua acontecendo, por isso o primeiro socorro tira a roupa por inteiro.

Lembrando que não é só a pele que queima, a fumaça queima as vias aéreas, também. Como a fumaça quente sobe, a recomendação é deitar no chão, para não inalar essa fumaça.

Para o caso de queimaduras por ácidos, se você jogar outro produto sem estar preparado para isso, pode piorar a queimadura e liberar ainda mais calor provocado por reações químicas. Portanto, não faça isso e vá imediatamente ao serviço de atendimento de saúde de emergência.
A mesma orientação é dada para quem sofreu alguma queimadura elétrica: corra para o hospital mais próximo.

 

Como é feita a intervenção no caso de queimaduras?

Para cada tipo de queimadura, existe um tipo de tratamento. Nas mais leves, os curativos resolvem.
Em outras, é retirado o tecido queimado para poder tratar.
Em queimaduras nas quais não há pele para suprir a cicatrização, são feitos enxertos ou retalhos. É retirada a pele lesionada pela queimadura em toda sua extensão e profundidade.
Após a remoção, de acordo com o grau e extensão da lesão, o cirurgião avalia a possibilidade de realizar enxerto, usar retalhos ou aplicar curativos biológicos.

Como são feitos os enxertos em queimaduras?

Para fazer o enxerto, o cirurgião retira uma pele saudável de uma região do corpo do próprio paciente e transfere para as regiões afetadas, que necessitam de recuperação por causa da queimadura.

 

Como são feitos os retalhos?

O tratamento com retalhos é uma técnica que substitui o enxerto. Neste caso, são retirados tecidos de regiões mais próximas da lesão e transferidos sobre a pele queimada.

 

O que são os curativos biológicos usados em queimaduras?

Áreas queimadas perdem líquidos, proteínas, colocando em risco a sobrevivência. O objetivo de usar estes curativos sobre as queimaduras é para evitar que aconteçam estas perdas.

Por isso, são chamados de curativos biológicos. São peles preparadas para essa finalidade. Elas servem como proteção para a pele do paciente não perder esses elementos importantes. Conforme a cicatrização vai acontecendo essa pele vai caindo naturalmente, como na cicatrização comum.

Geralmente, são usadas peles de rãs ou de tilápias para os curativos. Fica como um revestimento, é uma proteção para a área não ficar exposta.
Uma dúvida das pessoas é se depois de curar a queimadura se vai ficar para sempre com um pedaço da pele do peixe ou da rã no corpo.
Isso não acontece. Todo o procedimento é feito com objetivo do curativo biológico ser eliminado, naturalmente, ao longo da recuperação e a pele que vai sendo curada e está em processo de cicatrização é que vai, aos poucos, retomando o seu aspecto.
Qualquer ferimento que temos na pele, forma aquela ‘casquinha’ não é? Então, o curativo biológico é o que vai fazer o papel da ‘casquinha’, quando a recuperação acontece, ela cai como aconteceria com um machucado.

 

Já tenho cicatriz de queimadura, o que faço?

Caso o acidente tenha acontecido há mais tempo, não será tratada a queimadura, e sim, a cicatriz resultante dela ou as sequelas. O principal objetivo é devolver a função e depois cuidar da parte estética.
Se você sofreu queimaduras, agende uma consulta de avaliação. Com toda certeza, será feito todo o possível para definir um procedimento cirúrgico para minimizar ao máximo a aparências das lesões e te deixar bem!
Neste caso, iremos tratar a cicatriz, talvez com enxertos e retalhos nesta cicatriz.

 

Prevenção de acidentes

São recomendação fáceis de seguir e que podem proteger não somente as crianças como também adultos. Fiquem atentos para:

  • Colocar protetores nos furos de tomadas;
  •  Usar a parte mais afastada do fogão para fritar alimentos – assim, se o óleo da fritura ‘pular’ até atingir seu corpo ou de outra pessoa terá mais tempo de esfriar e não vai machucar ou se queimar, será bem menos;
  • Não deixar carregadores de celulares ligados nas tomadas com a outra extremidade solta;
  • Deixar álcool e outros produtos químicos longe do alcance das crianças;
  • Mesmo assim, acidentes podem acontecer e caso aconteçam, vá imediatamente ao pronto socorro ou ligue para o serviço de emergência.

Cirurgiões plásticos e médicos de outras especialidades estão sempre prontos para ajudar, mas quanto mais depressa o atendimento mais chances de uma recuperação bem sucedida.