RINOPLASTIA: Tudo o que você precisa saber antes de operar.

RINOPLASTIA: Tudo o que você precisa saber antes de operar.

A rinoplastia é a cirurgia feita para melhorar o aspecto estético do nariz, assim como algumas questões de má respiração.

Apesar de ser um procedimento complexo, quando é conduzida por uma equipe especializada, a tendência é que o paciente receba alta no mesmo dia.

Depois de ir para casa, o paciente vai precisar fazer os cuidados pós-operatórios, como higienização, repouso e uso do tampão por 24 horas. 

 

BENEFÍCIOS ESTÉTICOS


Na parte estética, é possível aumentar ou diminuir o nariz, melhorar a curvatura, arrebitá-lo ou ainda mudar o formato.

Os pacientes que mais procuram pela mudança de formato são aqueles com nariz adunco ou aquilino, aquele bem saliente e com a ponta apontando para baixo. Quando a pessoa sorri, a tendência é de ficar ainda mais pontudo para baixo e isso envelhece um pouco o rosto, além de acabar destacando bastante o nariz na face.


Ainda com relação a parte estética, recebo muitos pacientes buscando mudanças no tipo de nariz que chamamos de nariz romano. É o que aparece aquele ossinho bem no meio da extensão do nariz, a giba nasal.
Quem tem nariz romano fica incomodado ao se olhar de perfil porque a giba nasal proeminente dá uma curvatura muito aparente. Para esses pacientes nós fazemos uma raspagem que retira o excesso de cartilagem e de osso. Com isso eliminamos a protuberância que não é desejada.

 

 

BENEFÍCIOS FUNCIONAIS

Algumas pessoas ficam surpresas ao saber que a rinoplastia pode ajudar a resolver problemas respiratórios.


Pessoas que respiram pela boca, com o tempo, prejudicam o formato do palato, o céu da boca. O palato normal é ligeiramente curvado, já o de quem está com esse tipo de problema de respiração fica ogival – ele fica com uma curva mais acentuada apontando para cima.


É por isso que acontece o desvio do septo.

O septo é a estrutura que fica dentro do nariz que serve para dividir a cavidade nasal e as narinas. Ele fica apoiado no céu da boca, então quando o formato do palato se altera, o desvio dessa estrutura também ocorre. Se há desvio de septo pode fazer com que aparência do nariz mude, externamente, porque pressiona o osso que “salta” e surge a giba nasal na extensão do nariz.


Outro ponto importante que acho que vale destacar sempre é que se houver sinais de respiração bucal, é necessário fazer uma avaliação com o otorrino. É ele quem vai determinar os motivos da respiração inadequada e fazer o diagnóstico do procedimento de correção. A partir dessa definição, cirurgião plástico e otorrino atuam juntos na realização da cirurgia.

 

QUEM PODE FAZER RINOPLASTIA?

A cirurgia feita no nariz mexe em cartilagens e ossos, por isso a recomendação é fazer DEPOIS dos 16 anos,  pelo simples fato de que antes disso o corpo ainda está em crescimento.


Fora isso, qualquer pessoa pode optar por esse tipo de procedimento, bastando apenas que realize os exames pré-operatórios de rotina como testes para coagulação, exame de sangue, cardíaco e verificação da presença de algum fator alérgico. São protocolos para garantir a tranquilidade da cirurgia plástica.

 

COMO É A CIRURGIA?

A anestesia feita nessa cirurgia é geral, junto com uma anestesia interna local. Costuma ser um procedimento rápido, que leva em torno de 2 horas para terminar.

Gosto muito de esclarecer os pacientes que a cicatriz não vai aparecer, ela é endorrino, ou seja, é feita por dentro do nariz para não ficar aparente. Isso só não vai acontecer se a cirurgia for na aba nasal.

O paciente sai do hospital com um tampão que vai ser colocado dentro do nariz e precisa ficar lá por 24 horas. Se o procedimento for duplo, o da rinosseptoplastia, o tampão precisa ficar um pouco mais, deve ficar no nariz por 3 dias. 

 

COMO É A RECUPERAÇÃO?


É importante evitar atividade física nos primeiros dias, para não comprometer a cicatrização interna, fazer repouso relativo e não ficar massageando a região que foi manipulada.

Quem usa óculos, orientamos não usar. É mais seguro fazer assim porque o óculos fica apoiado no nariz, então para evitar quaisquer riscos, pedimos não apoiar nada sobre a região que foi manipulada até que seja liberado o uso pelo cirurgião plástico.

 

Para esclarecer outras dúvidas, estou à disposição!