Medo da Cirurgia: O que você precisa saber antes de operar.

medo cirurgia

 

O medo da cirurgia plástica pode ser um impeditivo para muitas pessoas não realizarem seu desejo de mudança.

A solução para perder o medo da cirurgia plástica é a informação. Com orientação clara e precisa, fica mais fácil entender os riscos e o que será feito.

Preparei uma lista com os principais medos dos pacientes para esclarecer cada um deles.

 

MEDO DA ANESTESIA

Como profissional da saúde posso garantir que hoje os métodos anestésicos são realmente muito seguros.

Alguns pacientes relatam que têm medo de ‘apagar’, enquanto outros acham que podem sentir alguma coisa mesmo anestesiados e precisarem receber mais anestésicos ou ainda que o efeito termine e a cirurgia ainda não.

Em minha experiência clínica nunca passei por situações como essas. Costumo dizer que a chance de qualquer problema deste tipo é quase zero.

É padrão um profissional anestesista da equipe permanecer durante todo o procedimento na sala cirúrgica. E operamos com a tela de monitoramento nos informando as condições do paciente o tempo todo. 

Qualquer diferença nos sinais vitais ou em outras medições, estamos prontos para contornar.

Esses cuidados se demonstram muito eficientes para a segurança da operação.

Quanto à quantidade de anestésico, o tipo e a duração do efeito, todas essas medições são feitas a partir de exames clínicos feitos durante o pré-operatório. 

É por isso que é tão importante sabermos, previamente, se a pessoa é portadora de alguma doença crônica ou se é alérgica à alguma substância. Além disso, sedamos conforme a duração do procedimento, mas sempre com uma margem de segurança.

Portanto, ninguém vai receber nem mais nem menos anestésicos do que precisa e a chance de acordar e assistir ao procedimento é nula.

 

MEDO DO RESULTADO

Muita gente fica com a coragem abalada para fazer uma cirurgia plástica se fica pensando na chance de que a operação vai acabar, vai se olhar no espelho e não curtir.

Novamente aí a solução é a consulta de avaliação. É nesse momento que eu escuto dos pacientes o que eles desejam, suas expectativas de resultado, se querem ficar com a aparência igual a da amiga.

E nessa consulta nós alinhamos tudo isso. Como ninguém é igual a ninguém, podemos ver alguma diferença até em gêmeos idênticos, então seu resultado também será único.

Quanto aos demais fatores, vamos alinhando para definir o que é possível e o que será o melhor a ser feito. O objetivo é que a pessoa realize o procedimento muito segura e já se sentindo satisfeita com o que vai ver lá na frente.

 

MEDO DO CUSTO DA CIRURGIA

Não ter dinheiro para pagar a cirurgia pode assustar, mas hoje cirurgia plástica tem um valor super acessível. É um desse medos que estão mais em nossa cabeça do que, de fato, é verdadeiro.

É possível fazer em condições facilitadas, além de haver também a chance de negociar. O que não pode é deixar que essa questão te impeça de fazer.

Com um planejamento financeiro, é possível realizar o procedimento e já dá até para fazer esse ano!

 

OUTRAS DICAS QUE PODEM AJUDAR:

  • Conversar com pessoas que já fizeram a mesma cirurgia.
  • Procurar um cirurgião-plástico com cadastro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Entender como será o pós-operatório.
  • Fazer todos os exames pré-operatórios e fazer as consultas.
  • Entender como será os momentos no hospital e tudo que irá acontecer.
  • Estar preparada para retornar para casa com tudo planejado e facilitado para sua condição.