Cirurgia Plástica após a gravidez. Como fazer?
Mamães, calma seu corpo vai voltar!
A maternidade é realmente algo maravilhoso e complexo ao mesmo tempo. Passamos 9 meses gerando uma nova vida e tomando todos os cuidados para fazer esse bebê crescer saudável.
Quem nunca se preocupava com alimentação, passa a comer verduras, legumes, evitar frituras, tomar ácido fólico, se hidratar.
Nasce a criança e muda absolutamente tudo. A atenção se volta para aquele ser pequenininho e frágil que exige atenção em tempo integral.
Quando nos damos conta, geralmente, depois que a criança está um pouquinho maior, nos olhamos no espelho e ficamos decepcionadas: é a flacidez na barriga, estrias que surgiram, mamas volumosas e daí por diante.
Por que isso acontece?
Precisamos pensar que ao longo da gestação os hormônios femininos estão no ápice.
Após o nascimento, há uma queda brusca, especialmente do estrogênio. Por isso muitas mulheres podem passar pelo processo de depressão.
Junto com isso, não há tempo para se arrumar, há alguns quilos extras, muito inchaço, amamentação, é bem comum a queda de cabelos e outras mudanças físicas que chamam a atenção.
Quando podemos fazer cirurgia após a gravidez?
Depois de enfrentar essa fase, podemos respirar mais aliviadas, o bebê está crescendo, ficando cada vez mais independente, chegou a hora de cuidar de nós.
Como sempre digo, o melhor investimento que fazemos é em nós mesmas.
Quando essa paciente decide procurar uma consulta de avaliação, o mais comum são queixas que se concentram em duas regiões: mamas e abdome, porque ganharam bastante volume.
Outras questões são ganho de peso e aumento da largura do quadril que aumentou e não voltou ao que era antes.
Pequenos lábios também são uma região que podem trazer desconforto após a gestação por causa da falta de lubrificação.
Quais as soluções pós gestação?
Vamos por partes. Um procedimento super recomendado e com excelentes resultados para mulheres que querem reduzir o aumento das mamas é a mamoplastia.
Mamoplastia
Retiramos o excesso da pele, com isso acontece a melhora na sustentação, as mamas ficam mais para cima e a estética melhora muito.
Tenho um artigo aqui no blog só sobre a mamoplastia, que está bem detalhado. Mas, de uma forma geral, o que é importante saber é que a recomendação para esse procedimento é depois de passado o período de amamentação, para não interferir.
É uma cirurgia com anestesia, fazemos um corte bem pequeno e retiramos a pele. Depois, com o tecido gorduroso e a pele que restou, moldamos um novo formato, menor, proporcional uma mama com a outra. As mamas ficam muito bonitas.
O planejamento pós-operatório também é bem importante de ser feito, especialmente para quem é mãe.
Eu oriento a planejar a sua mamoplastia quando puder contar com a ajuda de alguém nos cuidados com criança e casa, principalmente nos 30 primeiros dias. Nesse período não pode pegar peso, nem fazer movimentos bruscos com o braço.
Outra atividade que também não pode fazer nesse começo de recuperação é dirigir, ou seja, nada de muita movimentação nos braços para não afetar a cicatrização das mamas.
Quanto aos demais cuidados, são bem simples, curativos nos primeiros 15 dias serão feitos no consultório, uso de analgésicos se tiver dor e sutiã de sustentação.
Abdominoplastia
Ao lado da mamoplastia outro procedimento bem solicitado pelas mamães. Na abdominoplastia, o objetivo é corrigir a diástase, que é o distanciamento entre os músculos abdominais direito e esquerdo.
Além disso, essa cirurgia também é eficiente para eliminar a flacidez e as estrias, se forem cicatrizes que estiverem abaixo do umbigo.
É um procedimento muito seguro, feito em centro cirúrgico. Após os exames pré-operatórios, comuns a quaisquer outros procedimentos cirúrgicos, agendamos a intervenção.
A paciente dorme no hospital e no dia seguinte pode ir para casa.
Mas, aí voltamos à questão do planejamento porque é preciso ter repouso relativo especialmente nos primeiros dias.
Depois da consulta de avaliação pós-operatória, vamos liberando, aos poucos, a voltar às atividades de rotina. Apenas exercícios físicos demoram um pouco mais para liberar. Normalmente, é uma das últimas etapas do processo de recuperação e costuma ocorrer, no mínimo, depois de 30 dias.
Ninfoplastia
É uma cirurgia menos conhecida, mas bem importante para as mulheres. Mães que fizeram parto normal, muitas vezes começam a se incomodar com o excesso de pele nos pequenos lábios.
Para mim, é mais que um procedimento estético, é um procedimento reparador.
Por quê?
A falta de lubrificação somada ao excesso de mucosa nessa região da vagina pode provocar um aumento de incidência de corrimentos e desconforto com dor nas relações sexuais.
Quando fazemos a correção, cortamos o excesso de pele e fazemos a sutura.
Recomendamos repouso nos primeiros 15 dias e o início da atividade sexual deve acontecer por volta de 40 dias depois do procedimento.
Espero ter ajudado na decisão de fazer a cirurgia e ganhar muito em satisfação e autoestima.