Orelhas em Abano: Entenda as soluções definitivas para o problema

orelhas em abano

As orelhas em abano são muito comuns e acontecem quando as orelhas vão se afastando da cabeça, formando um ângulo maior do que deveria. Isso pode trazer algumas consequências, como a formação de pequenas dobras internas da orelha, além de prejudicar a autoestima das crianças e jovens que sofrem com o problema.

 

Precisa fazer cirurgia para resolver orelhas em abano?

Como cirurgiã, afirmo que a cirurgia plástica é a melhor solução, porque é segura e definitiva. Existe uma outra opção, que seria colocar um molde de silicone, desde o nascimento da criança. Porém, nesse método não há garantia alguma de que ele seja eficiente para solucionar esse ângulo de crescimento.

Além disso, é um molde que precisa ser usado o tempo todo, ou seja, a criança dorme e acorda com uma peça presa à cabeça. Por esse motivo, não recomendo.

 
Qual a idade mínima para a cirurgia de orelhas em abano?

Em crianças de até três anos, as orelhas de abano, em geral, não costumam ser um grande problema, porque é uma fase na qual elas não ligam muito para aparência, a menos que ela perceba a preocupação nos pais.

Porém, no começo da fase escolar, a criança pode sofrer bullying com apelidos desagradáveis por causa das orelhas em abano, o que pode afetar, inclusive, o desenvolvimento social da criança.

Se esse tipo de constrangimento se prolongar por muito tempo, a criança pode vir até mesmo a ter problemas emocionais.

Por isso, eu recomendo que por volta dos seis anos de idade, os pais já procurem um especialista para uma primeira avaliação. É nesta fase que a orelha da criança alcança o tamanho e o formato definitivos, sendo a idade mínima para realizar o procedimento. Se operar antes, a orelha em abano pode voltar, porque a criança ainda está em fase de crescimento.

Mas para que tudo seja feito da forma ideal, é importante ressaltar que a criança precisa querer fazer a cirurgia.

Já tive a oportunidade de presenciar situações em que a mãe é quem estava muito preocupada com a característica do filho e ele não queria operar.

Sendo assim, mãe e filho precisam entrar juntos para tudo acontecer da melhor maneira possível.

Em primeiro lugar, porque a criança precisa compreender que ela vai ter que colaborar na recuperação, seguir direitinho o que o cirurgião recomendar para dar tudo certo. Isso não vai acontecer se ela estiver contrariada, concordam?

No mesmo sentido, toda cirurgia plástica exige um tempo de repouso relativo, a criança precisa estar de acordo em fazer esse pequeno esforço para depois ficar livre das orelhas de abano, que incomodam muito a maioria das crianças que as têm.

 
Como é a cirurgia para orelhas em abano?

O procedimento é bem seguro.
Costumamos realizar pela manhã, com sedação e anestesia local. Se a mãe se preocupa que a criança é muito agitada, é possível também dar anestesia geral, sem problemas.

No mesmo dia recebe alta e vai para casa com a atadura colocada como capacete. Tem que ficar por cerca de 5 dias, porque colocamos algodões que vão proteger e ajudar a moldar o formato novamente.

 

Qual o resultado da cirurgia das orelhas em abano?

É um procedimento no qual é possível ver o resultado na hora. A criança fica muito feliz ao se olhar no espelho depois de fazer.

Já perguntei se está incomodando, se está doendo, elas estão tão satisfeitas que nem se importam, falam que não tem incômodo. Ficam,realmente, realizadas e isso contagia a mãe e também a família.

 
Como é o pós-operatório?

Depois de tirar o capacete, os pontos são removidos e orientamos a usar uma pequena faixa, parecida com aquelas que são usadas pelos tenistas. Nas meninas, é até mais fácil porque fica parecendo que é um enfeite.

Já nos meninos, oriento usar uma de cor preta para chamar menos atenção.

No primeiro mês, usa a faixa o tempo todo e só tira para tomar banho. A partir daí, vamos liberando para ir voltando às atividades, aos poucos.

É importante que esse período de recuperação seja respeitado porque a cartilagem é uma parte macia que tem ‘memória’. Se ela não ficar pressionada na posição adequada vai ‘querer’ voltar para a posição de origem.

 

Qual o período do ano ideal para a cirurgia?

Sem dúvidas, o período de férias escolares é o ideal para fazer essa cirurgia. Haverá tempo suficiente para uma cicatrização tranquila até o retorno às aulas, não vai precisar ficar explicando para muita gente porque está usando uma faixa na cabeça e vai ser mais fácil repousar longe da escola.

Principalmente para os meninos. Como eles gostam de jogar bola e fazer esportes, nas férias é ótimo para facilitar a recuperação porque realmente não pode fazer exercícios físicos no primeiro mês após a cirurgia plástica.
O risco de uma bola bater e formar hematoma é muito grande ou para aqueles que praticam luta, maior ainda. Esse tipo de lesão pode causar infecções ou deformar a cartilagem.

 

Qual o primeiro passo para fazer a cirurgia?

O primeiro passo é sempre a avaliação médica para conversarmos a respeito, entendermos as necessidades e fazer os pedidos de exames. O ideal é que a avaliação seja agendada pelo menos um mês antes do período escolhido para a realização do procedimento das orelhas em abano.