Rejuvenescimento Facial: saiba quais são os melhores procedimentos

Os procedimentos de rejuvenescimento facial servem para tratar ou prevenir o processo de envelhecimento, que começa a se acentuar a partir dos 25 anos.

É a partir dessa idade que as células, que são responsáveis por formar os órgãos e os tecidos do nosso corpo, vão morrendo e não são mais substituídas por células novas como acontecia até então.

É nessa fase também que vamos perdendo colágeno e elastina, que são proteínas responsáveis pelo brilho da pele, elasticidade e o aspecto jovial.

Como resultado disso, os sinais começam a se tornar mais evidentes em todo o organismo, especialmente no rosto sob a forma de rugas, vincos faciais, linhas de expressão e bolsas abaixo das pálpebras. 

 

Entenda o processo de envelhecimento da pele do rosto

Em cada fase da vida, o processo natural do envelhecimento age de uma maneira na pele facial.

30 anos

Por volta dos 30 anos, aumenta a tendência da pele em ficar menos hidratada. A produção do sebo, um agente de proteção produzido pelo corpo, também começa a diminuir gradativamente. É quando surgem as primeiras rugas.

40 anos

Mais para frente, em torno de 40 anos, a produção das células fica mais devagar e, como consequência, a camada externa da pele, chamada epiderme, fica mais fina.

Esse fator, somado aos anteriores, estimula o surgimento de mais rugas.

 

A partir dos 50 anos

Quanto mais o tempo passa, mais as transformações se acentuam, evidenciando flacidez.

Apesar da maioria de nós, mulheres, acreditar que gordura é algo negativo e estarmos sempre em busca de estar mais magrinhas, não é bem assim. No rosto, temos pequenas “almofadinhas” de gordura.

Essas “almofadinhas”, na verdade chamadas de coxins gordurosos, são fundamentais e maravilhosas para deixar o rosto com tudo no lugar, com características joviais.

Ao perder esses coxins com o passar dos anos, vai aparecendo o que chamamos de ‘bigode chinês’, aquelas linhas que descem da lateral do nariz em direção aos cantos da boca, as ‘linhas de marionete’, essas que descem das laterais da boca para o queixo e o efeito chega também nas pálpebras inferiores.


Soma-se a esse processo de flacidez da camada de sustentação da face, a perda da elasticidade. Com essa perda de elasticidade da parte muscular, acontece também o desgaste das fibras desses músculos e esses fatores acabam fazendo com que o rosto vá ficando ‘caído’.

Os procedimentos de rejuvenescimento facial conseguem reduzir e amenizar todos esses problemas.


Quais as opções de rejuvenescimento facial?

 

Hoje, temos diversas opções de tratamentos. Todos seguros, alguns cirúrgicos e outros não.
Começando pelos procedimentos não cirúrgicos, aqueles que podem ser feitos no consultório.

 

Botox

 Muitas pessoas tem apostado no botox para rejuvenescimento facial.
A eficiência dessa técnica é resultado da ação da toxina botulínica que, ao ser introduzida, age nos neurônios interrompendo os sinais que eles enviam aos músculos da face.
Como esses músculos não recebem mais essas ‘ordens’ param de se mexer e é por isso que o aspecto do rosto fica relaxado: após a aplicação os músculos ficam como se estivessem pausados.
Quem quer levantar cantos da boca, reduzir rugas ou vincos mais profundos, marcas de expressão, consegue ótimos resultados com botox.
Depois da aplicação, é possível começar a notar a mudança na pele em cerca de 2 dias. O auge do resultado aparece em até 15 dias, que é o tempo necessário para essa mudança estar completa.
Em cerca de 6 meses, o organismo nota que foi ‘enganado’ e restabelece a comunicação que foi interrompida entre neurônios e músculos do rosto. Por esse motivo, geralmente nesse período é preciso retornar ao cirurgião plástico para avaliar a necessidade de reaplicação ou para aplicação em novos pontos.
Os efeitos colaterais por aplicação de botox são raros, especialmente porque ele é aplicado em pequenas quantidades. Podemos citar áreas arroxeadas e inchaços, como efeitos indesejados.

 

Mdcodes

É um preenchimento, também feito no consultório. O princípio ativo do produto é o ácido hialurônico que é introduzido na pele com agulha ou por meio de um tubinho muito fino, a cânula.
O nome da técnica pode ser traduzida como “códigos médicos”, isso significa que faremos um mapeamento do rosto para fazer a aplicação do produto em pontos estratégicos.
A indicação do Mdcodes é estruturar e sustentar o rosto. Com ele, também é possível dar um contorno mais bonito e volumizar.
O ácido é uma substância estimulante de colágeno, responsável pela elasticidade da pele. Essa associação é capaz de rejuvenescer.
A aplicação normalmente demora cerca de 30 minutos para ser concluída. No mesmo dia, a pessoa é liberada. Seu efeito pode permanecer por até 24 meses.
Mdcodes não pode ser feito em mulheres grávidas e nem em período de amamentação. Também não é recomendado para pessoas alérgicas a algum componente do produto, porém, é bom lembrar que ainda que aconteça algum imprevisto nesse sentido, o cirurgião plástico está capacitado a aplicar uma substância que corta a reação alérgica, caso aconteça.

 

Lifting

Já o lifting, que como o nome sugere, traduzido do inglês, “levantando”, serve para isso mesmo: levantar a face. Porém, para sua realização é necessário realizar um procedimento cirúrgico.
É possível fazer uma transformação bem grande por meio dessa técnica. O lifting é ‘queridinho’ por quem deseja o rejuvenescimento facial porque elimina a flacidez e o acúmulo de gordura no rosto ou no pescoço.
Como eu comentei, as fibras musculares da face que estão desgastadas e acabaram ‘caindo’ no decorrer dos anos, são reposicionadas com a técnica. Por isso, o rosto readquire o aspecto de jovialidade.
Quando faço lifting nos pacientes, costumo agendar a cirurgia pela manhã. É um procedimento feito com sedação e anestesia local. No período da tarde, estando tudo bem, a paciente já pode ir para casa.
No dia seguinte, é preciso voltar ao hospital para alguns cuidados, a lavagem dos cabelos, é um deles, para que seja mais seguro.
Depois, a orientação é fazer repouso relativo por alguns dias, além de seguir os cuidados recomendados com a higienização e com a ingestão de medicamentos, se necessário.
Após cerca de 15 dias é feita a remoção de pontos. Em torno de um mês é possível receber liberação para retomar as atividades de rotina e a partir daí, a recuperação do organismo está quase completa porque não haverá mais inchaços, nem manchas na pele.

 

Como saber qual o melhor procedimento de rejuvenescimento facial?

 

Essa é uma pergunta bem comum e a resposta é: fazendo uma consulta para avaliação do cirurgião plástico.
Na consulta de avaliação será discutido o objetivo do paciente com o procedimento, como será feito, tempo de duração, de recuperação, enfim, é o momento de tirar todas as dúvidas e do cirurgião explicar os motivos de optar por um procedimento, por outro ou mesmo por uma associação de técnicas.
Esse é um tipo de decisão técnica de responsabilidade do cirurgião, mas é claro, que é tomada sempre levando em consideração a expectativa de quem vai fazer o procedimento, com o menor incômodo e o melhor resultado possível.

Estou à disposição para sua consulta de avaliação e para tirar quaisquer outras dúvidas.